NOSSA HISTÓRIA

A CARBOOX é uma empresa genuinamente brasileira, fundada em 1980, em Carapicuíba, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Seu idealizador foi o engenheiro químico Omar Dibo Calixto Afrange, motivado por sua inabalável e visionária crença no empreendedorismo técnico-científico.

A expertise em fluxo de solda impulsionou o desenvolvimento inicial da companhia, tanto que em 1982, suas instalações foram transferidas para Diadema (SP), onde pode contar com mais espaço para seguir em frente como empresa nacional bem-sucedida.

Não por acaso, na sequência a CARBOOX pavimentou sua entrada triunfal como fornecedora na siderurgia. Em 1983, foi convidada pela Siderbras – a holding responsável pela gestão das produtoras nacionais de aço no Brasil, antes do processo de privatização – para participar de um plano inédito: desenvolver e produzir pó fluxante para o lingotamento contínuo das siderúrgicas brasileiras.

A iniciativa de nacionalizar a produção desse importante insumo para suprir as aciarias no Brasil, contou com a participação de outras 13 empresas nacionais. Mas, somente a CARBOOX obteve êxito como produtora de fluxante, cujos detalhes podem ser conferidos na seção Memória deste site.

Em 1988, quando o produto se consagrou, a empresa mudou-se para Resende (RJ) e seguiu trabalhando firme também na fabricação de fluxo para solda e em refratários. Em 2005, depois de muita insistência de seu maior competidor em fluxo para solda, a CARBOOX abdicou dessa área e concentrou-se em fluxantes e refratários.

Também em 1998, a empresa fechou um acordo de transferência de tecnologia com a Nippon Thermochemical, o mais renomado fabricante de fluxante no Japão. A estratégia contribuiu para consolidar a posição de mercado da CARBOOX como fornecedora desse produto, no Brasil, conforme relatado igualmente em Memórias.

Ao colocar em prática sua tradicional vocação inovadora, a companhia diversificou o portfólio nesses dois segmentos. Em refratários, além dos produtos destinados a facilitar a abertura de válvulas-gaveta de panelas e fornos, nas aciarias integradas e elétricas, a companhia desenvolveu máquinas capazes de automatizar esse processo. Já o fluxante passou a contar com injetores visando proporcionar maior segurança e precisão na sua aplicação no molde.

Em 2016, a CARBOOX desinvestiu também a área de fluxante e concentrou-se totalmente em refratários, somando esforços com a INTOCAST. A parceria se iniciou em 2007 por conta do interesse da empresa em fornecer massas refratárias para distribuidores e panelas, no Brasil, tendo inclusive se tornado acionista da CARBOOX, em 2020, cujos detalhes estão igualmente reportados em Memórias.

A mudança foi comandada pelo administrador Omar Filho, - líder da segunda geração de empreendedores da CARBOOX – que desde 1980 trabalhou ao lado do “velho”, conforme ele se refere carinhosamente ao pai, falecido em 2017. Omar Afrange – o fundador – afastou-se do dia a dia da empresa em 1997, quando passou a dedicar-se a assuntos institucionais e ligados a inovações tecnológicas.

Agregado à tradição inovadora da companhia, Omar Filho, o novo CEO, colocou em prática seu aprendizado, experiência e capacitação gerencial a fim de seguir em frente com o legado do pai. Sua marca como gestor, já imprimida na costura das alianças estratégicas referidas anteriormente, consolidou-se ainda mais na empresa por meio de uma visão de negócio inspirada na inserção global.

A parceria com a INTOCAST preservou a autonomia de mercado da CARBOOX, cujas operações na América do Sul são comandadas pela neta do fundador, administradora Stephanie Afrange. Seu pai, Omar Filho permanece na companhia, como Conselheiro.

Além da experiência comercial adquirida na própria CARBOOX, onde trabalhou por mais de 15 anos, antes da associação entre as duas empresas, Stephanie fez treinamento na própria INTOCAST, passando por estágio em algumas de suas unidades, no exterior. Sob sua responsabilidade está não apenas a condução da terceira geração de empreendedores da CARBOOX, mas, sobretudo uma gestão moderna e focada na diversidade cultural e de gênero.

Com esse propósito, a nova gestora espera garantir a perenidade de uma empresa familiar, com uma trajetória de mais de 40 anos. Durante esse percurso, a CARBOOX sempre soube se reinventar, superando desafios e se reposicionando no mercado.

NOSSA ESTRUTURA

A CARBOOX conta com um moderno parque industrial localizado em uma área privilegiada em Resende no estado do Rio de Janeiro.

Dispõe de uma capacidade instalada de 4 mil toneladas por mês de insumos para a siderúrgica, incluindo refratários granulados para vedação de válvulas de panelas de aço e fornos, além de isolantes.

É provedora de soluções completas para processos específicos, desde o desenvolvimento do insumo mais adequado e equipamentos aliados à sua aplicação, projetos individuais, até a assistência técnica participante e intensiva.

NOSSA CULTURA

A cultura da companhia consiste em um conjunto de crenças e princípios compartilhados por seu fundador, acrescido da bagagem tecnológica e do aprendizado de seus colaboradores.

Nos orientamos pelo propósito de estarmos sempre na fronteira do conhecimento, desenvolvendo produtos e soluções que agreguem valor aos negócios de nossos parceiros e clientes.

Nosso diferencial são as pessoas que, por meio de suas habilidades e competências, fazem da organização um grupo coeso e engajado com seu objetivo estratégico.

Nossa ética fundamenta-se na prática de um relacionamento transparente e duradouro, garantido através de uma assistência eficiente e de alta confiabilidade.